fbpx

Present perfect (Presente "perfeito")

O present perfect expressa ações que ocorreram em um tempo indefinido no passado ou que começaram no passado e continuam até o presente momento. É um tempo que fica entre o presente e o passado, algo que você começou a fazer antes, mas que continua até agora.

Por não existir na língua portuguesa, o present perfect acaba sendo uma grande dificuldade para quem está aprendendo a falar inglês. É normal que as pessoas tentem sempre levar para o presente ou passado e isso acaba dificultando sua compreensão, uma vez que não há como relacioná-lo com nossa língua.

Para entendê-lo de fato é preciso abandonar as referências em português, pois elas não vão funcionar na maioria dos casos. No post de hoje você vai conferir explicações e exemplos sobre situações nas quais o presente perfect pode ser empregado.

O que é o present perfect?

O present perfect é então uma ação que começou no passado e continua até o presente momento. As ações desse tempo verbal sempre estarão entre o passado e o presente, podendo em sua tradução apresentar qualquer um destes tempos.

O present perfect é formado pelo verbo TO HAVE + o particípio do verbo principal.

 O verbo have ocorre de três formas (have, has, had) e funciona como auxiliar dele mesmo. Portanto, para fazer frases interrogativas basta inverter a posição entre o have e a pessoa, assim como fazemos com o To Be e os verbos anômalos.

O particípio se refere a uma ação que começou no passado e ainda não terminou, podendo ser equivalente a algo ‘’feito’’, como nas formas verbais comido, bebido, falado, andado, etc. A frase ficará sempre: alguém tem feito algo. Como dito anteriormente, a ação começou no passado e ainda não terminou.

A tradução pode ser bastante confusa e atrapalhar ainda mais sua compreensão. Portanto você deve ter como objetivo entender o sentido de uma frase e não tentar traduzi-la ao pé da letra.

Agora ficou bem mais fácil, não é mesmo? Para facilitar ainda mais listamos abaixo alguns exemplos de uso real do present perfect. Confira!

Ações que começaram no passado e continuam no presente

Nestes casos não fica claro o início exato da ação, uma vez que o foco não está na data, mas no fato de que a ação continua acontecendo. Ou seja, ocorreu e ainda não teve fim.

Vejamos algumas frases no presente perfect. Repare que a mesma frase pode ser traduzida de diferentes formas:

  1. I have studied English for 2 years – Eu tenho estudado inglês há dois anos/ Eu estudo inglês há dois anos.
  2. I have lived here for 15 years – Eu tenho morado aqui por 15 anos / Eu moro aqui há 15 anos.
  3. She has been sick since December – Ela tem estado doente desde dezembro / Ela está doente desde dezembro

Ações que acabaram de ocorrer

No momento da fala, o present perfect também pode ser utilizado para referenciar ações que acabaram de acontecer. Pessoas adicionando mais informações à conversa, por exemplo:

  1. 1. I have just lost five bucks – Acabei de perder cinco dólares.
  2. She has just arrived – Ela acabou de chegar.
  3. I have just helped her – Eu acabei de ajudá-la.

Ações que aconteceram em um tempo não definido

O present perfect também pode ser utilizado para referenciar algo que aconteceu no passado, mas que não é possível saber (ou simplesmente não interessa) quando exatamente aconteceu. Nesses casos, novamente a ação realizada fica em ênfase. Confira os exemplos abaixo:

  1. They have been to Brazil. – Eles estiveram no Brasil.
  2. John has won the game – John venceu o jogo.
  3. Maria has lost weight – Maria perdeu peso.

Perguntas sobre alguém ter feito algo

O present perfect também pode ser utilizado para perguntar se alguém já fez algo em específico, sem necessariamente querer saber quando. É talvez a utilização mais importante do present perfect. Veja os exemplos abaixo:

  1. Have you ever eaten shrimp? – Você já comeu camarão?
  2. Have you ever been to Bahia? – Você já esteve na Bahia?
  3. Have they ever studied English? – Eles já estudaram inglês?
  4. Have you ever washed your car? – Você já lavou seu carro?
  5. Has the teacher ever corrected your exercises? – O professor já corrigiu seus exercícios?

Enfim, o present perfect é complicado, mas não é um bicho de sete cabeças quando você aprende a usá-lo corretamente. Esta é apenas uma introdução sobre esse tempo verbal.

Caso queira conferir os detalhes do present perfect e aprender inglês de verdade de forma simples, conheça os Cursos Iupi.

Faça o download do Book One Iupi e conheça o método Iupi. Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.

 

Please follow and like us:
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube
LinkedIn
Instagram

Compartilhe as dicas de inglês Iupi com seus amigos e contatos!

1 comment on “Present perfect”

  1. Avatar Ederson Bezerra Silva Responder

    Sem palavras. O que foi dito aqui me ajudou demais, sério, conteúdo gratuito e de qualidade, muito obrigado por todas estas informações, vocês querendo ou não… estão salvando vidas, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga e Compartilhe o Iupi